Sejamos honestos, no corre corre do dia a dia, quantas vezes já não desejamos ter uma “vida de herdeira”? E você sabia que existe, de fato, um estilo de vida que é a ”cara da riqueza” ? Estamos falando do Old Money e de sua versão estudantil, o Preppy.
Essas tendências não são novas, mas voltaram a ganhar destaque principalmente entre os jovens, por influência de redes sociais como o Instagram e Tik Tok, e tem tido um embate quase direto com a tendência que vem dominando o ano de 2022: o Y2k.
Esses novos – mas não tão novos assim – estilos vão muito além das roupas que o caracterizam. Eles carregam todo um peso social em seu nome, além de serem um tanto quanto polêmicos nos dias atuais, diante de todas as dificuldades financeiras e sociais que assolam o mundo, principalmente no cenário pós-pandemia.
Mas como sabemos que vocês gostam de ficar por dentro de todas as tendências que movimentam o mundo da moda, continue a leitura que vamos te contar tudo sobre o Old Money e o Preppy.
Old Money
Old Money aesthetic, ou estética do “dinheiro antigo”, é literalmente a estética dos herdeiros. Ela se refere àquelas pessoas que herdaram as riquezas que possuem, ao invés de terem trabalhado para conquistá-las.
O termo faz referência direta às altas classes sociais, representadas pelas famílias que acumularam fortunas por meio de várias gerações, e vivem em um padrão elevado de luxo.
Nesse tipo de estética, há um grande diferencial quando falamos de moda, se comparado aos New Money, afinal, trata-se de um estilo extremamente elegante e discreto.
Os New Money são aqueles que alcançaram a riqueza, principalmente após os anos 2000, e que vivem para exibir todo o seu dinheiro de forma grandiosa. Carros extravagantes, acessórios chamativos, looks irreverentes e exagerados fazem parte desse novo estilo. As Kardashians inclusive são um ótimo exemplo desse grupo.
Há alguns anos atrás, nos referíamos a quem adotava esse estilo como mauricinhos e patricinhas, lembram? Agora eles são tidos como vintage ricos.
Leia também: Como usar looks monocromáticos
E como se vestir no estilo Old Money?
Os looks do Old Money são compostos por poucas peças, mas de excelente qualidade. Quem adota esse tipo de estilo dá preferência à qualidade e estrutura das peças escolhidas, ao invés de investir na extravagância chamativa do que o dinheiro pode comprar.
Se vestir dentro dessa tendência é apostar nas sutilezas e no clássico. Não é necessário, por exemplo, investir em uma peça com um logotipo enorme da marca estampado na camisa ou na bolsa, para se dizer que é rico. O lema aqui é que “O dinheiro fala, mas a riqueza sussura”.
Aposte em cores neutras, como o branco, bege, preto e cáqui. Além disso, tecidos de excelente qualidade e sob medida são essenciais. O conforto está presente, mas sem sobras.
Peças como blazers, casacos de lã, blusas com gola alta, calça jeans com cortes retos, meia calça, sapatos de salto baixo e oxfords são excelentes apostas para trazer o ar de riqueza no dia a dia.
Os acessórios, sempre delicados, também têm um papel importante nesse perfil. Aqui, vale investir em broches, abotoaduras, lenços, colares de pérola, óculos escuros e bolsas de grife sem logotipos exagerados estampados.
Além disso, outro perfil de vestimentas bem característico desse grupo são os conjuntinhos em tweed.
A pegada esportiva também faz parte dessa tendência, devendo sempre valorizar os looks inspirados nos campos de golfe, partidas de polo, tardes velejando ou em partidas de tênis.
E o Preppy?
Já o Preppy se refere a um estilo “preparatório”, ou seja, é o lado voltado para os jovens, inspirados nos estudantes da Elite.
Talvez a melhor definição visual, e que inspirou várias meninas no Brasil, venha da série Gossip Girls, que estreou em 2007, e dos looks fashionistas da personagem Blair Waldorf.
A série ilustra com muita clareza o que é o estilo Preppy, tendo em vista se passar boa parte no contexto colegial, bem como transita por ambientes da alta sociedade, mostrando também o lado Old Money.
A série ganhou um reboot no final de 2021, o que contribuiu para que esse estilo voltasse a ganhar notoriedade, e virasse tendência principalmente ao cair nas graças do Tik Tok.
Para garantir o look Preppy, vale apostar em saias plissadas, blusas polos, cortes clássicos, camisas brancas, xadrez e poá. Os conjuntos de tweed também se encaixam aqui, e aproveitando o finalzinho do inverno, aposte nos trench coats e cardigãs.
Os acessórios também compõem o visual Preppy, como por exemplo as tiaras, brincos e pulseiras de pérola, e meias ¾.
Essas tendências levantam polêmicas, tendo em vista que exaltam um estilo de vida que apenas uma ínfima parcela da população mundial tem acesso, e estar em alta hoje em dia vai na contramão da luta contra as desigualdades.
Mas não podemos negar que essas referências de modas, são clássicas e definitivamente um charme, né?
E se você não nasceu em berço de ouro, mas quer apostar também em um jeans com cara de herdeira, acesse nossa loja.
Se uma das regras principais é apostar no clássico, com qualidade, bom corte e caimento, a Patogê é a escolha certa.