Dicas 14/07/2022

Look monocromático: Aprenda a se jogar na tendência sem medo!

Já há algum tempo os looks monocromáticos fazem parte do mundo da moda, mas vieram com força total para os holofotes das tendências que estão bombando em 2022 ao cair nas graças das fashionistas.

Em um primeiro momento pode até parecer um desafio e tanto arriscar uma combinação com uma única cor, principalmente se forem com cores mais fortes, mas vamos te mostrar que elaborar esse look é mais intuitivo do que parece!

Mas primeiro precisamos entender, o que é o Look monocromático?

A palavra monocromática tem origem grega, sendo a junção de mónos+ khrôma. Traduzindo em bom português, mono, que significa um, único, e cromo, que significa cor. Ou seja, aquilo que possui uma única cor.

Aqui é importante fazer um adendo, tendo em vista que cor e tonalidades são diferentes. O monocromático tem uma única cor como referência, mas abrangendo todas as possíveis tonalidades dela, ou seja, toda a escala de variações que aquela única cor pode apresentar.

De uma forma geral, os looks monocromáticos são uma dose cheia de estilo, seja ele com cores vibrantes ou com cores bem básicas. 

As composições feitas com as cores branco, preto, bege e azul, são campeãs de escolha, garantindo sempre um toque de modernidade, contemporaneidade e sofisticação, além de serem também super usadas na vibe street style. Escolhas clássicas que são um verdadeiro show de versatilidade.

Já com as cores mais vibrantes, o look monocromático tem uma pegada mais despojada e criativa, mas sempre resultando em sofisticação 

E vamos à prática: Qual a melhor forma de montar o look monocromático?

Sabemos que a ideia de criar looks monocromáticos pode trazer uma certa insegurança, principalmente quando vemos aquelas composições super coloridas usadas pelas it girls. 

Mas a verdade é que esse tipo de produção é feito quase que de forma intuitiva, e você, inclusive, já deve ter feito looks desse tipo por aí sem perceber.

Quem nunca usou, por exemplo, o look all black? Ou naqueles dias de preguiça fashion, colocou todas as peças brancas e saiu apostando no básico - nada básico, diga-se de passagem?

Pois é, o monocromático está mais presente nas nossas tendências de escolha do que percebemos! E quando falamos sobre aplicar cores mais vibrantes, não precisa ser motivo para gerar aquele medo de errar.

Nessa hora, basta pensar sobre qual a sua cor preferida, e apostar nela! Os looks monocromáticos são uma ótima oportunidade para que a sua criatividade aflore, e você comunique sobre sua personalidade naquela montagem.

Mas para facilitar ainda mais os seus passos na hora de se jogar nessa tendência, preparamos algumas dicas que são certeiras neste processo.

Menos é mais

Na hora de escolher a cor que vai compor o seu look monocromático, comece pelas cores mais neutras. O branco, o preto e os tons terrosos serão apostas inteligentes para esse primeiro momento.

look monocromático

Essas cores garantem outfits clássicos e elegantes, mas também se encaixam muito bem para uma imagem confortável.

E falando no preto como opção, apostar em looks all black, além de ser super coringa, pode contribuir para criar uma imagem super poderosa, além de cair super bem para um look mais badalado.

All jeans também é um look monocromático? 

Clássico dos clássicos, talvez seja a escolha mais certeira e atemporal de todas as combinações monocromáticas. Definitivamente, apostar nessa composição toda em jeans, não tem erro.

Aqui, inclusive, vale investir na diferença de tonalidades de azul na hora de unir as peças, com isso você consegue valorizar ainda mais a singularidade de cada uma.

Invista em modelagens diferentes e novas texturas

Além de arriscar na variedade de tons, você pode brincar com texturas diferentes para a mesma cor. Por exemplo, ao mesclar uma calça em sarja, com uma blusa de tricot, você consegue elevar o nível de elegância daquele look, com muita personalidade.

Além das texturas, vale também investir em modelagens diferentes para garantir um look monocromático mais interessante. Os babados, por exemplo, trazem uma fluidez interessante para a composição.

Ainda em relação à modelagem, investir em croppeds ou modelos que mostram um pouco de pele, ajudam a quebrar um pouco o visual e traz atitude ao look.

 

Os acessórios são a cereja do bolo para os looks monocromáticos 

Nas composições monocromáticas os acessórios podem ser seus melhores amigos! Aproveite para criar pontos de cores diferentes, para garantir looks ainda mais potentes.

Nesse caso, por exemplo, a modelo investiu em um all black, e a bolsa vermelha confere um ar poderoso e despojado ao complementar a composição.

Além disso, uma boa escolha de sapatos também faz diferença. Os looks monocromáticos tendem a alongar o corpo, e escolher sapatos de tonalidades mais neutras, além de contribuir para essa percepção, combinam com qualquer cor.

Não tenha medo das cores!

Por fim, não tenha medo de arriscar nas cores! Uma grande vantagem desse tipo de tendência é a liberdade criativa que ela nos dá de colocarmos em evidência aquilo que faz parte da nossa personalidade.

looks monocromáticos verde

Arriscar aquele look com uma cor bem vibrante, pode, e deve, ser uma oportunidade para você se soltar. Pense sempre em cores que te deixem à vontade e aposte nelas! Sem dúvida, quando você permitir mostrar quem você é, a sua segurança de arrasar com essa tendência vem junto.

Então não perca mais tempo, acesse já a nossa loja online e venha conhecer todos os conjuntinhos monocromáticos disponíveis para você investir sem medo de errar!

Leia também