Dicas 02/03/2021

Empreendedorismo feminino

O mês de MARÇO já começou e por aqui a gente sempre coloca na pauta o "Dia Internacional das Mulheres".

Desta vez, vamos falar um pouco mais sobre as mulheres empreendedoras que temos a honra de trabalhar, aquelas que administram suas lojas de roupa feminina com louvor e levam a Patogê por todo o Brasil.

A vida de um empreendedor é cheia de erros, acertos, altos e baixos (a pandemia que o diga). E é ainda mais desafiador quando se é mulher. Pensando nisso, preparamos este post para falar sobre empreendedorismo feminino e colocar o assunto na pauta, com direito a dicas de séries e filmes sobre mulheres que embarcaram com tudo no mundo dos negócios!

Empreendedorismo Feminino

Sabemos que pandemia chegou chutando a porta e foi  implacável para a maioria dos negócios em 2020. Mas você sabia que as mulheres estão entre as mais afetadas? De acordo com uma matéria do SEBRAE, muitas empreendedoras tiveram que fechar suas empresas, seja temporariamente ou mesmo de vez. Apesar disso, elas também foram as que agiram melhor para se restabelecer dentro do chamado novo normal.

A Coordenadora Nacional de empreendedorismo feminino do SEBRAE, Renata Malheiros, afirma que o faturamento de empresas abertas por mulheres é menor que o de homens. Um dos motivos apontados pelos estudos é a carga horária. Por acumularem as tarefas do lar junto com a vida profissional, as mulheres dedicam cerca de 18% de horas a menos com seus negócios. Pesquisa feita pela Rede Mulher Empreendedora (RME) mostra que 20% das entrevistadas disseram que a dificuldade de gerir o tempo gasto com o trabalho e com a família se agravou na pandemia, contra 11% dos homens.

Outro motivo apontado é a área de atuação. Os dados apresentam que o empreendedorismo feminino geralmente ocorre nos setores de alimentação, moda e beleza.

Segundo uma matéria da EXAME, há cerca de 24 milhões de mulheres empreendendo no Brasil, contra 28 milhões de homens (dados do Global Entrepreneurship Monitor). No país, 44% delas empreende por necessidade ou escassez de emprego, contra 32% dos homens. Isso diz muito sobre o tipo de negócio que elas constroem. Em áreas como tecnologia e inovação, é mais difícil encontrar empreendedoras. Mapeamento da Associação Brasileira de Startups mostra que 84% dos donos de startups são homens.

empreendedorismo feminino

Filmes e Séries sobre empreendedorismo feminino

Como o mês é dedicado às mulheres, separamos algumas dicas de entretenimento que é pura inspiração! Para curtir no fim de semana, de forma leve, e sair cheia de ideias!  Tome nota!

  • Coco antes de Chanel

Conta a história da famosa estilista francesa Gabrielle “Coco” Chanel desde a sua infância pobre até a criação de um império da indústria da moda, a Chanel S.A.

Ela foi a estilista mais importante do século XX, que revolucionou o mundo da moda ao trazer trajes muito à frente da sua época com roupa mais confortáveis e menos adereços exagerados. Um ótimo filme sobre perseverança, coragem e determinação. Já viram?

  • A Vida e a História de Madam C. J. Walker

Minissérie para maratonar rapidão! Baseada em fatos reais, tem só 4 episódios e narra a trajetória de vida e empreendedorismo de Sarah Breedlove, a primeira americana negra milionária por conta própria, que empreendeu ao criar uma empresa de produtos de beleza para mulheres negras. A minissérie é baseada na biografia intitulada On her own ground, escrito pela trineta da empresária, A’Leila Bundles. Vale muito a pena!

mulheres empreendedoras

  • Girl boss

A série Girlboss é dessas bem leves e com um estilo comédia que adoramos! Conta a história real de Sophia Amoruso, a fundadora da loja que foi considerada uma das “empresas de crescimento mais rápido”, a Nasty Gal. Sophia fica desempregada e, ao fazer compras em um brechó, descobre que vender roupas online pode levá-la ao sucesso. É sobre uma jovem, de apenas 22 anos, que precisa encarar vários desafios no mundo dos negócios!

empreendedorismo feminino

 

E aí, curtiram as dicas?
Depois conta pra gente o que acharam!

Leia também