Em Alta 15/04/2020

Como fazer máscara de tecido em casa

Usar máscara nunca esteve tão na moda e nunca foi tão necessário! Pensando nisso, resolvemos contar para vocês sobre dois projetos bem legais que a Patogê está apoiando e também vamos ensinar como fazer máscara de tecido em casa! Então vem com a gente!

Responsabilidade Social e Solidariedade

Hoje queremos apresentar dois projetos super legais! O "Um milhão de Máscaras" e o "Trama pela vida", que estão apoiando a confecção de máscaras para a luta contra o Covid-19.

Um milhão de máscaras

É um movimento que tem o objetivo de produzir máscaras com os resíduos têxteis (peças paradas de coleções passadas, retalhos e etc) ou incluir o molde da máscara no mapa de corte da coleção em vigor e assim também evitar a geração dos resíduos têxteis.

A ideia é distribuir o maior número de máscaras para as pessoas quando autorizadas poderem voltar a circular, trabalhar, e assim conter um possível aumento da epidemia durante a flexibilização.

A Patogê já disponibilizou tecidos, mas você também pode ajudar! Acesse o site deles para contribuir também: https://www.ummilhaodemascaras.com.br/

Trama pela vida

O Projeto, pertencente a UEMG, visa a confecção e distribuição gratuita de máscaras contra a disseminação da COVID-19.

Nós disponibilizamos nosso maquinário e mão de obra para cortar os tecidos que irão se transformar em máscaras, mas vocês também podem ajudar:

mascara coronavirus

No perfil do Instagram deles tem até um tutorial ensinando como fazer máscaras! <3

 

Como fazer máscaras de tecido em casa ?

Existem várias formas de fazer máscaras de tecido (com costura ou sem) e você pode utilizar vários retalhos de pano: TNT, algodão, bainha de cortina... O que tiver em casa! Aqui no blog vamos mostrar o passo a passo com um tecido mais resistente (tipo de toalha de mesa).

Material:

2 retângulos de tecido, 15 X 25cm

2 elásticos de 15cm

agulha, linha e tesoura

Se tiver máquina de costuras, melhor ainda! (se não tiver, costure na mão mesmo)

PASSO A PASSO:

como fazer máscara de tecido em casa

(Fonte: imagens retiradas do site Expresso.pt)

Uso e cuidados com a máscara

  • Quando a máscara caseira deve ser usada?

Use a máscara quando for inevitável sair de casa - mas lembre-se de que a recomendação segue sendo de isolamento social. Pessoas com sintomas de coronavírus não devem sair de casa, nem com, nem sem a máscara.

 

  • Para que serve a máscara caseira?

 

A máscara é considerada uma barreira mecânica contra gotículas de saliva, que disseminam o covid-19. Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, a máscara de pano pode diminuir a disseminação do vírus.

 

  • Quais tecidos podem ser usados na confecção da máscara?

 

As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos. Vale desmanchar aquela camisa velha, calça antiga, cortina... Mas é preciso ter ao menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face.

 

  • Como higienizar a máscara?

 

A máscara pode ser lavada com sabão ou água sanitária, deixando-a de molho por cerca de 20 minutos. Deixe secar ao sol, de preferência.

 

  • Durante quanto tempo posso usá-la?

 

Ela pode ser usada por cerca de duas horas. Depois disso, é preciso trocar. Se ficar úmida, também é necessário trocá-la, por isso sempre leve uma máscara reserva na bolsa! ;) 

Agora já sabem como fazer máscara de tecido em casa ? Então vamos praticar a sustentabilidade, a responsabilidade social e arrasar por aí com uma máscara única e exclusiva! <3 

Leia também