O ano de 2022 tem sido quase um Throwback Thursday das tendências que dominaram o período Y2K, mas movimentos quase opostos aos estilos desse período, como o Quiet Luxury, têm ganhado cada vez mais força no mundo da moda.
Com uma forte pegada pop, lenços, peças de tamanho mini, calças de cintura baixa, estampas infantis e muita informação em um look só, compunha alguns dos principais elementos da moda dos anos 2000.
Quem não se lembra por exemplo da combinação de mini saia sobreposta à uma calça legging? Ou dos cintos extravagantes colocados por cima das camisetas? Foi uma época de estilos polêmicos, e porque não, caóticos.
Talvez o desejo de extravasar energias reprimidas tenham motivado o retorno dessas referências para as principais tendências desse ano, mas estéticas mais apuradas, e que principalmente vão muito além das roupas, mas que refletem todo um estilo de vida, voltaram em forma de resistência.
Já te contamos aqui, por exemplo, sobre a Old Money aesthetic e o Preppy, sobre o New Money e também falamos um pouquinho sobre o Night Luxury. Todas são tendências refinadas, que refletem o estilo de vida e senso de moda da alta classe social, e que estão sendo desejadas e até mesmo replicadas pelo público em geral.
E é aí que entra o Quiet Luxury, ou a estética do luxo silencioso.
Talvez você esteja se questionando agora, sobre ser mais uma tendência apenas para quem nasceu em berço de ouro e não precisa se preocupar com os boletos e a fatura do cartão de crédito no final do mês. A resposta? Sim e não!
O Quiet Luxury e o básico que funciona
Em uma explicação bem superficial, ele pode se assemelhar com o Old Money, já que trata-se do conceito de menos é mais. Menos logos de marcas e extravagâncias, mais qualidade das peças e elegância.
Mas o Quiet Luxury vai muito além. Enquanto o Old Money ainda que de forma elegante, mostre de forma clara que é a estética desenvolvida para destacar quem são os herdeiros de grandes fortunas, o Quiet Luxury, mesmo que em sua origem seja também direcionado para as pessoas com acesso ao luxo, ela possui um sentido que vai além.
Aqui, o luxo também se estende à consciência de questões como a sustentabilidade, além de buscar favorecer um estilo dinâmico, prático e ativo. O Quiet Luxury também contribui para incentivar o consumo de produtos artesanais e o slow fashion.
É importante destacar que ser básico não é sinônimo de ser desleixado ou usar peças sem graça ou sem qualidade. Pelo contrário! O básico aqui representa o auge do bom gosto, é encontrar a riqueza no minimalismo.
Então como posso absorver essa estética no meu dia a dia?
Se imagine de volta aos anos 90, qual a primeira combinação que vem à sua cabeça se você fosse se arrumar para um encontro? Provavelmente uma calça ou saia jeans, um look all jeans, ou alguma combinação de alfaiataria com tons neutros.
Simples, minimalista, e extremamente elegante. Esse é o conceito!
O jeans
Vamos começar pela estrela principal. Um bom jeans é um elemento que garante sofisticação em qualquer look.
Para um luxo silencioso, o que vai garantir a aparência de uma combinação luxuosa, é a qualidade do tecido junto a um excelente corte. Esses dois fatores são indispensáveis, e disso a Patogê entende!
Se não quiser errar na escolha, invista em peças com cortes mais retos, ou variações como as calças de modelagem Baggy e Slouchy, dando preferência para as lavagens tradicionais.
As cores
Nesse tipo de tendência, o foco está em uma estética limpa e bem minimalista, e para isso, a escolha das cores também faz diferença.
As cores neutras são as principais para garantir um look sóbrio e clássico. Isso não quer dizer que não possa utilizar cores vibrantes, mas nesse caso o ideal é que elas entrem apenas como discretos pontos de cor, como em algum acessório, por exemplo.
Os looks monocromáticos também são uma aposta certeira aqui, e como resgata a estética dos anos 90, os conjuntos all jeans estão em alta!
Qualidade dos tecidos e versatilidade
O menos é mais vale também para a quantidade de peças que se adquirem. O Quiet Luxury incentiva uma moda consciente, ou seja, peças de excelente qualidade e uma alta durabilidade.
Uma das grifes de maior referência desse estilo é a The Row, das gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen.
O estilo estampado por elas é sempre minimalista, com tecidos de qualidade e uma alfaiataria extremamente refinada.
Para replicar o conceito, aposte em peças de alfaiataria, confecções em linho e camisas sociais de boa qualidade.
Ah, produza um outfit com poucos elementos, e acessórios mais discretos, como cintos da mesma tonalidade da calça, ou brincos pequenos, como argolas bem delicadas.
Quer aderir ao movimento do básico luxuoso que funciona? A nossa loja online está cheia de opções certeiras em JEANS para você sair por aí a cara da riqueza!