Loja

Nosso Blog

Nosso Blog

Dia Mundial do Rock: O jeans na história do rock and roll

Dia 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock, e é inegável que a história desse gênero que reflete irreverência, liberdade e atitude, se mistura com a história do jeans.

A origem do Dia Mundial do Rock

Em 13 de julho de 1985 aconteceu de forma simultânea  o Live Aid, em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. 

O evento foi organizado por Bob Geldof, com o objetivo de acabar com o fim da fome na Etiópia, e uniu nomes de peso do cenário musical, dentre eles The Who, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Scorpions, U2, Paul McCartney e Phil Collins.

Em sua apresentação, movido por grande emoção diante da grandiosidade do evento, Phil Collins havia dito que este deveria ser considerado o dia mundial do rock.

Em 1990 seu desejo foi atendido. Mas o fato curioso é que, apesar de ser considerado como “Dia Mundial do Rock”, o dia é celebrado somente no Brasil, e teve origem quando duas rádios paulistas de rock passaram a falar desse momento protagonizado por Phil, e os ouvintes abraçaram a ideia.

Fato é que, seja mundial ou nacional, o rock tem um grande impacto cultural e também na moda, e possui uma relação muito estreita com a história do jeans, como vamos ver a seguir.

Elvis Presley e o jeans reto

Em 1950 o jeans caiu no gosto da juventude americana e um grande influenciador desse movimento foi Elvis Presley.  

Elvis é um ícone do rock mundial representando o espírito de liberdade e rebeldia, e também era um adepto do uso de figurinos jeans, sendo que uma das suas principais características era o uso da calça com modelagem reta, e a barra dobrada para facilitar seus famosos movimentos de dança, e também para conferir o ar charmoso e de rebeldia para o look. 

Outra característica era a predominância do jeans de lavagem mais escura.

Calça flare, a queridinha da década de 60

O movimento hippie dos anos 60 também trouxe grande influência para a moda, e sim, o hippie fazia parte do rock!

Ícones do rock como Jimi Hendrix e Janis Joplin faziam parte do movimento e esbanjaram looks com o uso da calça flare ou boot cut. 

Inclusive, foi por influência de Janis que a calça ganhou lugar cativo no armário das mulheres nesta época.

Esse tipo de modelagem garante a leveza e o movimento corporal que a época, que emanava desejos de liberdade e amor pedia! Além disso, é um ótimo modelo para se ressaltar com elegância as formas femininas.

E já tentou combinar com o uso de botinhas? Fica excelente com esse modelo!

Além disso, quem não se lembra da famosa foto tirada pelos Beatles na Abbey Road? George Harrison nos presenteou neste momento icônico da história do rock com um look all jeans, nosso preferido, diga-se de passagem!

Do Glam ao Punk rock

O Glam rock, ou glamour rock, foi um movimento que surgiu na Inglaterra no final dos anos 60 e perdurou até o início dos anos 70.

O movimento foi marcado por músicas de rock dotadas de energia, performances teatrais e roupas extravagantes, mas sempre com muito glamour.

Elton John foi um grande representante do movimento e trouxe brilho e irreverência para o rock e também para a moda, que perdura até os dias de hoje!

Sempre esbanjando criatividade e luxo no seu modo de vestir, ele não passava despercebido com suas jaquetas com aplicações, paetês e bordados.

Mas o grande marco do rock dos anos 70 foi o surgimento do punk rock. O movimento tinha por característica músicas de partituras simples mas com letras ácidas, com apelo para idéias revolucionárias.

Grandes nomes do rock fizeram parte deste movimento e influenciaram a moda da época.

A banda britânica Sex Pistols foi a precursora do movimento, e nasceu literalmente em uma loja de roupas. Seu visual foi criado por ninguém menos que Vivienne Westwood, trazendo em evidência os jeans destroyed, black jeans, os rebites, jaquetas e elementos sensuais para os figurinos.

Além disso, Sid Vicious, guitarrista da banda, tinha um apelo fashionista que deixou uma referência de peso para o universo do rock, o uso das jaquetas e calças pretas como ato de protesto.

Atualmente as calças em sarja e jaqueta preta são a escolha certeira para quem quer reproduzir o estilo punk rock. E se finalizar o look com uma bota coturno então? Let´s rock, baby!

Outro nome de peso desta época e que se tornou uma grande referência da época foi o Guns N´Roses. Axl Rose tinha um estilo único de se vestir e até hoje ele inspira os fashionistas do mundo todo.

Transitando entre o estilo Glam e o Punk, Axl era adepto da calça bem justinha, modelagem destroyed, jaquetas e coletes, além das T-shirts com estampas polêmicas usadas em seus shows.

Calça jeans destroyed e T-shirts com estampas autênticas, quer combinação mais coringa do que essa? Nós amamos! 

O Indie Rock, o Heavy Metal e a calça Skinny

Nos anos 80 dois gêneros tiveram destaques, o Indie Rock e o Heavy metal.

Apesar de ser uma década ainda carregada pelas referências do Glam rock, Os The Smiths, principal nome do rock alternativo, pregavam a ideia do “back to basic”. 

Sempre apareciam trajando camisetas e calça jeans skinny, mostrando que o básico também representava a autenticidade que o rock tem.

As calças jeans skinny caíram no gosto das pessoas e até hoje é uma das maiores referências de moda que nós temos!

Seguindo a mesma linha, o Heavy metal veio com os modelos super skinny. Para os adeptos desse gênero, quanto mais apertada fosse a calça, maior era a apologia ao rock.

E falando em grandes referências de moda deste gênero, temos o Metallica. Sempre com uma presença impactante nos palcos, mas com seus jeans super skinny e camisetas reforçando esta tendência que se tornou atemporal.

O grunge e o Jeans destroyed

Em 1990 o rock se une ao movimento grunge, e os cabelos desgrenhados  junto às calças largas e rasgadas ditaram a moda.

Ao falarmos desse movimento, é inegável destacarmos o sucesso meteórico de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, e a importância que ele teve para reforçar essa nova forma de se vestir.

Afinal, tudo que Kurt vestia virava febre, dono de um estilo despreocupado e rebelde, ele segue sendo referência até hoje de grandes estilistas.

Desde casacos oversized, modelagens de calças jeans mais largas e destroyed, bem como as T-shirts, tudo o que Kurt apresentou para a moda segue sendo tendência até hoje, principalmente para o público jovem e fashionista.

O Jeans esteve sempre presente nos grandes momentos do rock, e para todo subgênero do rock, as estrelas tinham um jeans pra chamar de seu.

E você, já sabe qual vai ser o jeans que vai te acompanhar no dia mundial do rock? Corre para o nosso site, e escolha o seu! Afinal, como já dizia o Kiss, we wanna rock and roll all night and party every day

Veja Também

NEWS

Assine para acompanhar em primeira mão as novidades e promoções da estação.