Era março de 2020 quando o mundo parou, e nós também nos vimos forçados a parar. Com uma coleção recém lançada e com todas as expectativas na nossa comemoração dos 30 anos da marca, precisamos "desacelerar" e rever várias estratégias! Fomos pegos de surpresa e muitas medidas precisaram ser tomadas, para que a empresa pudesse continuar após a quarentena.

Mais do que pensar na saúde financeira do nosso negócio, precisamos pensar nas PESSOAS: nos nossos colaboradores, clientes lojistas, consultores parceiros, fornecedores e comunidade como um todo. Sabíamos que toda a cadeia seria prejudicada de alguma forma com o impacto do COVID-19.

Foi pensando neste cenário de insegurança e tantas mudanças necessárias, que preparamos um manual com esclarecimentos para todos aqueles que importam para o Grupo Patogê. Sempre trabalhamos com transparência e agora não seria diferente.

Por aqui, deixamos registrados algumas das nossas medidas estratégicas, com a certeza de que logo logo tudo vai passar!

Pensando na importância que nossos revendedores têm para o nosso negócio, entendemos que os lojistas precisam receber todo o nosso apoio e suporte para enfrentar a crise, de forma que o atacado será a nossa PRIORIDADE com relação às vendas, antes mesmo da nossa loja online.

Para isso, criamos várias ferramentas auxiliares para que os lojistas tenham condições de continuar vendendo, mesmo durante o isolamento social.

A verdade é que, assim que a pandemia começou, nos organizamos internamente, realizamos treinamento da equipe para ajudar os lojistas com orientações para administração da crise.

Loja Integrada

Em tempos de quarentena, realizar vendas virtuais se tornou quase que um fator decisivo para salvar o faturamento das lojas locais. Não apenas no setor de vestuário, mas várias outras empresas têm investido nas redes sociais e no e-commerce para fechar novos negócios e conquistar outros clientes.

Pensando nisso e na necessidade de fazer negócios de acordo com o cenário atual e os novos comportamentos de consumo, fechamos uma parceria com a LOJA INTEGRADA para que os nossos REVENDEDORES AUTORIZADOS comecem a vender online.

O revendedor Patogê ou Bwana, terá autonomia e liberdade de montar uma loja online grátis, personalizando-a da maneira que quiser. O lojista poderá cadastrar até 50 produtos e vender pela internet sem custo, de forma intuitiva, fácil de usar e armazenada em nuvem.

Os REVENDEDORES da PATOGÊ e da BWANA ganham 1 mês grátis na assinatura do plano PRO1. Quem aderir irá receber um manual explicando como é o processo de contratação da plataforma, como inserir os produtos, instalar o meio de pagamento, os correios, dentre outras configurações.

Pega essa Dica | Tome nota!

O “pega essa dica” (ou Tome Nota!, para clientes BWANA), é uma série de dicas que enviamos por whatsapp e redes sociais para apoiar os lojistas. Esse material é enviado semanalmente e alguns vídeos motivacionais foram gravados pela consultora Tereza Cristina, que fala sobre resiliência, liderança, posicionamento que a loja deve ter durante a crise e formas de manter o contato com o consumidor final.

Patogê para o próximo Rolê

Visando apoiar nossos Revendedores e sabendo do impacto do Covid-19 nos negócios locais, criamos uma ação que consiste numa venda antecipada para a loja multimarcas.

Como funciona?

Nossa ideia é fazer com que o consumidor final escolha um voucher na nossa plataforma, para ser consumido na loja do nosso revendedor posteriormente.

Este mesmo consumidor irá ganhar um bônus EXTRA sobre o valor do voucher para consumir na loja.

Vantagens da ação:

– Venda antecipada: mesmo com sua loja fechada, as vendas continuam;

– O bônus EXTRA estimula o consumidor final a aderir à ação;

– Sua loja recupera a diferença do valor EXTRA no nosso showroom, através de produtos Patogê, para abastecer a loja futuramente.

E-books

Durante o período de quarentena nossa equipe criou 2 e-books com dicas valiosas para os lojistas, que já estão disponíveis no nosso blog “EU AMO JEANS”:

Coronavírus: Como Conduzir Meu Negócio em Meio à Crise?

Em um cenário de incertezas e de quarentena forçada, as empresas precisam tomar decisões para reduzir o impacto que a pandemia do coronavírus pode trazer para o comércio. Foi pensando em nossos revendedores lojistas que buscamos compilar algumas dicas práticas voltadas para a gestão de crise. (BAIXE AQUI)

Como vender pelo Instagram?

Explore todo o potencial do Instagram e continue vendendo os produtos da sua loja, mesmo na quarentena. Com conhecimentos específicos sobre a ferramenta e configurando a “sacolinha” de vendas corretamente, é possível reinventar o seu negócio. (BAIXE AQUI)

Atendimento no showroom

Os atendimentos serão feitos em forma de plantão, de 10h às 16h, com hora marcada.

Loja Online

A nossa loja online operou, no primeiro momento da crise, de forma bem tímida, para não criar concorrência com nossos próprios revendedores lojistas. Estamos trabalhando conteúdos mais conceituais nas redes sociais e postando pouquíssimos produtos. Nossa ênfase não está sendo nas vendas e realizamos apenas campanhas pontuais.

Nossa Comunicação

Toda a nossa comunicação nas redes sociais está voltada para o LOJISTA. Conversamos com o cliente final também, mas boa parte dos conteúdos criados até o momento foi direcionado para estimular as vendas do REVENDEDOR AUTORIZADO.

LIVES:

Criamos várias lives no Instagram até o momento e sempre buscamos abordar temas leves para o consumidor final, conteúdos motivacionais ou mesmo com dicas práticas para os lojistas.

Temas abordados até o momento:

Automaquiagem / Oficina de Mandalas e arteterapia / Música ao vivo / Gestão de negócios / Como vender pelo Instagram / Resiliência / Como montar loja online na Loja Integrada.

LOJISTAS QUE AMAMOS:

Criamos um espaço nos nossos Stories para compartilhar looks dos nossos revendedores. Fazemos questão de estimular o comércio local e levar o consumidor até o ponto de venda físico (assim que a situação se normalizar).

Tão importante quanto os nossos lojistas, são os nossos consultores e sabemos bem que a nossa parceria é valiosa. Mas em um cenário de adversidades, a empresa se viu forçada a tomar algumas medidas com relação ao pagamento das comissões.

Sendo assim, comunicamos que a partir de Maio de 2020, a comissão paga aos nossos parceiros consultores passará a ser de 5% sobre as vendas. Infelizmente estes ajustes são necessários para a sobrevivência do nosso negócio.

O Grupo Patogê quer assumir um compromisso de transparência de forma a estimular as vendas no showroom e assim, consequentemente, refletir em um retorno para os consultores.

É verdade que os últimos dias foram difíceis para nós, ao ver nossas fábricas e showrooms vazios. Férias coletivas forçadas e muita negociação com nossas equipes.

Nunca imaginamos que teríamos que fazer cortes tão significativos nas nossas unidades de produção, mas com o coração apertado, essas medidas também foram necessárias.

Em um cenário perfeito, queríamos comemorar nossos 30 anos com muita venda, com novas contratações, com FESTA para os nossos colaboradores. Mas com o estoque parado nos showrooms e a produção desestabilizada, vários funcionários tiveram seus horários de trabalho negociados e parte da equipe hoje irá trabalhar meio período. Inclusive, o atendimento no showroom também acontecerá com horários reduzidos, em regime de escala.

Falar em responsabilidade social tem a ver com repensar posturas, comportamentos e condutas que irão promover o bem-estar da sociedade como um todo.

A Patogê sempre tentou “investir” e estimular o crescimento econômico no entorno das fábricas em Ibirité (MG). Antes mesmo da pandemia, a comunidade local era uma preocupação da empresa. Hoje, com o novo cenário, foi preciso pensar também em ações que fossem importantes para o combate do COVID-19.

Sendo assim, colocamos na pauta algumas ações e medidas para apoiar alguns projetos sociais:

Um milhão de máscaras

É um movimento que tem o objetivo de produzir máscaras com os resíduos têxteis (peças paradas de coleções passadas, retalhos e etc) ou incluir o molde da máscara no mapa de corte da coleção em vigor e assim também evitar a geração dos resíduos têxteis.

A Patogê disponibilizou tecidos para este projeto e divulgou a iniciativa nas redes sociais, convidando outras pessoas a ajudarem também.

Trama pela vida

O Projeto, pertencente a UEMG, visa a confecção e distribuição gratuita de máscaras contra a disseminação da COVID-19.

Nós disponibilizamos nosso maquinário e mão de obra para cortar os tecidos que irão se transformar em máscaras.

Secretaria Municipal de Saúde de Ibirité

Doamos 150 macacões para a Secretaria Municipal de Saúde de Ibirité para o combate ao covid-19. Desta forma ajudamos a amenizar o contágio aos profissionais da saúde (nossos heróis que estão na “linha de frente”).

Doações

Doamos mais de 2.000 peças de roupas, frascos de álcool em gel, cestas básicas e máscaras de tecido,  para várias entidades de Belo Horizonte e região. São elas: Hospital da Baleia, Casa Áurea, Sempre Viva, Casa Caminho, Fundação Divino, Igreja Nossa Senhora das Graças, Igreja Petencostal Rocha da Esperança e CAPS-AD (Centro de atenção psicossocial – álcool e drogas).*