Dicas 02/11/2018

VOCÊ SABE O QUE É O NOVEMBRO AZUL?

A campanha do Outubro Rosa, que foca na prevenção ao câncer de mama, já é bastante conhecida, e muita gente se empenha em incentivar as mulheres a cuidarem da própria saúde. Mas... e a saúde masculina?

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, para lembrar aos homens a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento teve início na Austrália em 2003 com o nome de Movember (uma mistura das palavras inglesas moustache - bigode - e november - novembro). Já no Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque. Além da cor azul, há quem se disponha a deixar o bigode crescer durante o mês de novembro. A ideia é que o novo visual proporcionado pelo bigode possa simbolizar a mudança da forma como os homens encaram os cuidados com a própria saúde.

Então, rapazes, bora se cuidar né?!

 

VAMOS NOS CUIDAR?

Se liguem nessas informações importantes para saber mais sobre a prevenção do câncer de próstata!

A ausência de sintomas não garante que esteja tudo bem.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns deles vêm à tona, cerca de 95% dos tumores encontram-se em fase avançada.

Os principais sintomas são:

• Vontade constante de urinar

• Dores ao urinar

• Presença de sangue na urina e/ou no sêmen

• Dores ósseas

Entre os fatores de risco estão:

• Histórico de câncer de próstata na família (pai e irmãos)

• Etnia negra (maior incidência desse tipo de câncer)

• Obesidade

• Alimentação inadequada

• Sedentarismo

Um diagnóstico precoce é muito importante:

Infelizmente, não é possível evitar a doença. No entanto, as chances de cura são de quase 90% quando diagnosticada precocemente. Os homens a partir dos 45 anos, com fatores de riscos, ou com 50 anos, sem fatores de risco, devem ir ao urologista anualmente para fazer os exames de avaliação da glândula.

Por que fazer o exame de toque?!

O câncer de próstata é uma doença que demora a apresentar sintomas. Cerca de 20% dos casos não conseguem ser diagnosticados através do exame sanguíneo (PSA). O exame de toque retal permite que o médico avalie possíveis alterações na glândula, como o endurecimento, sendo o método mais preciso para a identificação de nódulos suspeitos.

 

Leia também