Em Alta 15/02/2022

Upcycling na moda: como aproveitar retalhos de jeans

Mais do que modismos ou tendência, o upcycling tem a ver com um estilo de vida, com valores e uma maneira diferente de fazer moda.

O que é upcycling?

Em poucas palavras, o termo upcycling diz respeito ao processo de criação de novos itens a partir de materiais já existentes. Muito mais sustentável, ele propõe uma moda que consome pouca energia e dispensa o uso de mais componentes químicos e muita água.

Ao reaproveitar tecidos, retalhos, aviamentos ou peças que não estão em uso mais, a vida útil daquele material é prolongado, dando uma nova utilidade a ele.

Upcycling é o mesmo que reciclagem?

Não! Enquanto a reciclagem utiliza processos químicos e maquinários para transformar materiais que iriam para o lixo, o upcycling é adaptação e readequação, quase sempre manuais do material descartado.

Roupas, acessórios e o que a criatividade mandar!

O upcycling, na moda, não é exclusividade das roupas. Os acessórios também ganham uma releitura bem legal. Um pedaço de denim pode virar mochila, estojos ou o que mais a imaginação permitir! Na Patogê já fizemos vários brindes com restos de tecidos e também doamos material para alguns projetos que acreditamos.

REMEXE | La da Favelinha

O projeto REMEXE é uma iniciativa do projeto La da Favelinha, que recebe nossas doações e transforma produtos em situação de descarte em novos produtos de moda. E é sobre isso que queremos falar hoje!

A marca Remexe é uma cooperativa de moda sustentável. Inspirada nas diversas manifestações artísticas-culturais da comunidade e na rotina dinâmica da favela, a marca usa a metodologia upcycling, através da qual as estilistas e costureiras, todas moradoras da comunidade, produzem roupas novas a partir do reaproveitamento e ressignificação de peças usadas e resíduos têxteis. Assim, a Remexe desafia os conceitos de gênero da moda, promove a sustentabilidade e a diversidade cultural e provoca uma reflexão sobre os hábitos de consumo e os impactos da indústria da moda.

E para apoiar esse projeto lindo é só clicar aqui!

upcycling na moda Jeans Patogê sendo aproveitado pelo Projeto Lá da Favelinha[/caption]

Leia também