Em Alta 06/04/2022

Tudo o que você precisa saber sobre a moda dopamina!

As coleções de 2022 estão marcadas por cores fortes e vibrantes para todos os lados, e isso tem nome: Moda dopamina! Você já ouviu falar sobre ela?

A tendência tomou conta das passarelas, dos principais polos da moda, e das ruas, e vai ser presença marcante ao longo de todo o ano. E isso tem um porquê!

Alegre, versátil, elegante, criativa, divertida…inúmeras são as características que poderíamos listar para essa nova forma de enxergar a moda, e vamos te contar tudo sobre a moda dopamina para você também arrasar por aí.

A psicologia das cores na moda

Mas afinal, o que é a moda dopamina?

O nome dopamina não é por acaso. Essa é uma tendência que faz referência direta ao neurotransmissor Dopamina - sim, ciência e moda também se misturam - que atua em diversas regiões do nosso cérebro.

A ação da dopamina é responsável por influenciar as nossas emoções, aprendizado, humor e atenção, e quando liberada é responsável por provocar a sensação de prazer e aumentar a nossa motivação!

Ela atua no sistema de recompensa do nosso cérebro, ou seja, ela é liberada quando alcançamos pequenos objetivos do dia a dia, por exemplo, e por consequência recebemos a sensação de prazer. Mas para que isso aconteça, o nosso cérebro precisa receber estímulos, e é aí que entram as cores.

Sim, estudos comprovam que as cores estão diretamente ligadas aos nossos estímulos cerebrais, e investir nas cores certas faz toda a diferença em nossa vida!

A moda dopamina é marcada por cores fortes, brilhantes e pelo neon, mas cada cor tem uma razão de ser. Veja só como você pode se beneficiar com o uso de algumas cores:

 

A cor Laranja é responsável por oxigenar o nosso cérebro, e com esse efeito revigorante, estimula o nosso aprendizado, e as atividades mentais, além de trazer a sensação de otimismo.

O Amarelo é capaz de estimular o nosso sistema nervoso central, e com isso favorece a sensação de alegria, disposição, bom humor e nossas atividades intelectuais.

Causando sempre uma sensação de força e impacto, o Vermelho também tem um papel importante no estímulo de sensações, reforçando as tomadas de decisões, favorecendo a atenção e força de vontade.

Já o Roxo, que foi um dos queridinhos do nosso verão, e segue forte para as tendências do outono/inverno de 2022, serve como estimulante para as ações de autocuidado e bem estar. Além disso, ele também está diretamente ligado ao desenvolvimento de espiritualidade e calma.

E para quem está em busca de dinamismo, o Verde é responsável por garantir os estímulos do lado criativo do nosso cérebro.

A cor Rosa vem para estimular o lado racional do nosso cérebro. Ela ajuda a trazer clareza no momento de tomadas de decisões. Além disso, ela ajuda a transmitir a sensação de transparência e calma.

E por fim, o Azul -  a nossa cor preferida, diga-se de passagem - é responsável por estimular a produtividade, fornecer a sensação de energia, e conectar a nossa mente com a busca de resultados.

Leia também: Trend alert: Os tons terrosos são a aposta da vez

Não é só uma pegada do verão…

Normalmente associamos as cores fortes com a época mais quente do ano, o verão, mas a moda dopamina está presente nas tendências previstas para o ano todo de 2022 e deve permanecer até 2023!

Isso está relacionado diretamente ao período restritivo que vivemos nos dois últimos anos com a pandemia. O mundo entrou nesse ano de 2022 sedento por mudanças, recomeços, por trazer de volta a sensação de liberdade para viver e se reinventar.

E as tendências desse ano vieram quase como um grito uníssono mostrando que pela moda é possível também alcançar essa liberdade e renovação.

A moda Dopamina além das passarelas

É comum vermos tendências maravilhosas na passarela, mas bater aquele medo na hora de pensar em trazer para o nosso look do dia a dia, não é mesmo?

Mas além de todos esses benefícios que te contamos acima, que as cores podem nos proporcionar, essa nova tendência tem um outro fator atrativo: é democrática.

Com um pouquinho de criatividade, você consegue montar looks incríveis. 

Brinque com as cores!

Sabemos que nem sempre é fácil pensar em combinações de cores, não é mesmo? Mas de vez em quando - ou sempre - é ótimo arriscar um pouquinho para dar um up em nossas produções.

Uma ferramenta que pode te ajudar, e muito, na hora de combinar as cores é o círculo cromático! Por meio dele você consegue ver as cores que harmonizam entre si, que se complementam e até mesmo aquelas combinações que talvez não fiquem tão legais juntas.

Monocromático

Agora, se você quer entrar de cabeça na moda dopamina, mas ainda tem receio de arriscar no mix de cores, o look monocromático é a escolha certeira.

Garantindo composições elegantes, sóbrias, e muitas vezes de impacto, o monocromático veio inclusive, como uma tendência à parte neste ano. 

As fashionistas estão apostando com tudo nessa escolha.

Olha só que maravilhosa a Gigi Hadid por exemplo:

Pontos de cores

E por fim, para quem curte looks mais discretos, mas ainda assim gosta de andar antenada com a moda, e quer se favorecer dos benefícios dessa tendência, é válido apostar em pontos de cores.

Ou seja, o seu look não precisa estar todo colorido, para você inserir a moda dopamina. Você pode, por exemplo, investir em acessórios coloridos, que trarão um charme todo especial para o seu outfit.

Quer um exemplo? Nada mais harmonioso do que a combinação clássica do jeans com uma sandália rosa pink. Se for com uma calça Wide leg então? Match perfeito.

Ou então, aposte na combinação do pretinho básico + jaqueta jeans + bolsas coloridas! O ponto de cor estará direcionado para a bolsa, mas a composição do look completo garantirá um ar despojado, e super antenado.

 

E por fim, você pode brincar com o ponto de cor em detalhes das próprias peças de roupa. O punho das blusas, das calças, ou até mesmo no cós, são lugares estratégicos para criar esses pontos coloridos sem que pese no visual.

Viu porque a moda dopamina chegou como uma potência para este ano? A busca pela sensação de prazer e felicidade é constante e ela veio para nos dar uma ajudinha nisso! 

Quer alcançar essa sensação maravilhosa também? Acesse já o nosso site que a gente te mostra o caminho. 

Leia também