Em Alta 13/04/2022

Trend alert: a moda handmade está em alta

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de moda handmade. Inclusive, já te contamos por aqui que ela é uma forte tendência para esse ano.

Mas você sabe realmente o que é, e a importância desse movimento no mundo da moda?

Em um universo em que cada vez mais se busca detalhes minuciosos e originalidade, atrelados a um consumo sustentável, a moda handmade tem ganhado cada vez mais espaço.

Ficou curioso? Vem cá que vamos te contar mais sobre o assunto, e te mostrar dicas valiosas de como aderir a esse conceito.

O que é handmade?

Em tradução livre, o termo significa “feito a mão”. Ou seja, faz referência aos itens fabricados de forma artesanal e que abrem mão dos processos industriais e automatizados.

Esse perfil de produção tem um papel importante para reconectar a produção de roupas e acessórios às suas raízes mais humanas e culturais.

Dentro dessa tendência, temos como exemplo o tricô, bordado, crochê e até mesmo os tingimentos naturais.  

A importância do handmade no mundo da moda

Cada vez mais as pessoas têm se conscientizado em relação à importância de adotar hábitos sustentáveis, e os produtos artesanais contribuem muito para isso.

Além disso, no cenário em que estivemos nos últimos anos em decorrência da pandemia, os olhares se voltaram ao incentivo do trabalho manual. Aquele que consegue conferir em uma peça um significado especial, uma singularidade, e até mesmo uma conexão emocional com o produto.

A produção artesanal é isso, conferir exclusividade e mexer com os sentimentos das pessoas de uma forma positiva.

E não se engane, apesar de ter entrado de fato no mundo da moda nos anos 70, e por muitas vezes conferir um ar rústico ou retrô, investir em produtos feitos à mão, atualmente, é garantia de um look bem cosmopolita, elegante e certeiro.

E como usar?

No verão o handmade já marcou presença. O biquíni de crochê da Jade Picon que o diga, não é? Virou tendência!

moda handmade biquini da jade picon

Mas se tem algo que as peças artesanais fazem com maestria, é nos aquecer, com muito estilo, no outono e inverno!

Por isso, arrisque sem medo nas sugestões abaixo, desacelere e curta a qualidade e a exclusividade que essas peças podem oferecer. E ainda tem um plus, essas opções nunca saem de moda, quer ver?

Gola alta: moda handmade

Se tem algo charmoso, e que cabe em quase todas as ocasiões são as peças de tricô.

Elas são versáteis, podendo ir da blusa quentinha ou até mesmo se transformar em um vestido super estiloso.

E aqui, vale apostar nos modelos com gola alta. Um clássico que garante sempre um charme a mais para essas peças.

moda handmade gola alta

 

Se você quiser garantir um look bem sofisticado, elegante, mas sem perder a delicadeza, aposte, por exemplo, na combinação vestido de crochê com gola alta + jaqueta ou casaco. 

moda handmade vestido

E se quiser conferir um ar mais divertido ao look, as peças em crochê com estampas em listras garantem esse resultado.

Casacos de tricô e a moda handmade

Outra opção que não tem erro: Casacos de tricô

Versatilidade deveria ser o segundo nome dessa peça, afinal, ela pode te acompanhar desde aquele compromisso casual do início do dia até o trabalho, e do trabalho ao happy hour, sem destoar.

 

Com tipos de tramas variadas e em todas as cores que você imaginar, os casaquinhos de tricô transitam entre a sensação acolhedora de conforto -  a gente sabe que você tem aquele casaquinho guardado no armário com apego sentimental - e uma pegada urbana bem sofisticada.

Os acessórios

Não são somente as peças principais que dominam o mundo da moda artesanal. Os acessórios compõem grande parte das opções, principalmente quando as temperaturas caem e são um show à parte.

As golas de tricô são capazes de levantar qualquer look. Longe de ser um acessório ultrapassado, elas são responsáveis por garantir que você esteja aquecida nos dias mais frios.

Versáteis, transitam desde as composições mais casuais como camiseta + calça jeans + gola de tricô, até os outfits com pegada social e elegante.

Além delas, outro tipo de acessório que é febre no armário das fashionistas são os ponchos. Ele é tradicional nos países da América do Sul, e são uma excelente alternativa para se aquecer em substituição aos casacos.

A diversidade de materiais é grande, com destaque para os modelos em tricô, lã e crochê.

Os modelos podem ser abertos na frente, ou fechados. Podem funcionar como terceira peça, ou até mesmo como peça única se transformando em um vestido.

Para arrasar sem medo, aposte em uma combinação do poncho de tricô + calça jeans + bota over de knee.

Os detalhes também importam

E para finalizar, se você não quiser apostar em uma peça inteira no estilo handmade, vale investir em peças que tenham detalhes nesse estilo.

Uma ótima pegada nesse sentido são as peças com detalhes em bordado feito à mão. Elas garantem um ar delicado e ao mesmo tempo bem moderno.

Viu como é fácil aderir às opções com uma pegada de moda handmade?

Atemporais e únicas, temos certeza que é um investimento para a vida toda. SHOP NOW!

Leia também