Em Alta 20/01/2022

Tendências 2022 para a moda masculina

Quais são as tendências para a moda masculina?

Não podemos negar que o mundo virou de cabeça para baixo desde 2020. A pandemia mudou nossos hábitos, nossos códigos de conduta, nosso jeito de encarar a vida, e isso refletiu diretamente na moda, que nada mais é do que o reflexo dos nossos anseios. E em 2022 ela chegou com um grito bem alto de liberdade. E acredite, esse grito veio em alto e bom som nas tendências masculinas!

E aqui, claro, vamos te mostrar mais sobre a cara que o nosso querido JEANS vai apresentar esse ano! Então fashionistas, não deixem de ler até o final.

Workleisure

A tendência une o trabalho (work) com o lazer (leisure), e cria uma mistura de influências e referências. A junção das duas esferas retoma um conceito que virou quase obrigatório no contexto do home office, e que vai continuar mesmo em um cenário pós-pandêmico: o conforto.

tendencia moda masculina

Uma peça de destaque dessa linhagem são os casacos e as shackets. Inclusive, você já ouviu falar sobre essa peça?

A shacket é uma camisa que parece jaqueta, ou uma jaqueta que se parece camisa! Parece confuso, mas a ideia é criar exatamente essa sensação. A variação fica quanto ao tipo de tecido. 

 

A referência dos uniformes de trabalho fica a cargo dos bolsos largos e botões, bem como a modelagem mais folgada, facilitando o movimento.

Para ousar no look, aposte no shacket como terceira peça, sob uma camisa jeans por exemplo.

 

Aqui também vale ressaltar o viés utilitário vinculada à vertente do work nessa tendência. Nesse aspecto, um excelente investimento para 2022 são os macacões em jeans! Os macacões, inclusive, são um dos destaques da coleção masculina de inverno de 2022 apresentada pela Prada em janeiro. 

Grey is the new black

Se tem uma peça que é coringa no guarda roupa de todo homem é a calça jeans preta. Se combinada com uma camiseta preta então? Um clássico.

Mas o que as novas tendências vem nos mostrando é que o all black tem perdido um pouco de espaço, e as tonalidades acinzentadas têm ganhado cada vez mais destaque.

Isso tem acontecido porque o cinza representa o equilíbrio entre o preto e o branco, e uma das fortes tendências a serem refletidas na moda de 2022 é exatamente a busca do equilíbrio perdido nos últimos anos.

tendencia moda masculina

Isso quer dizer que o preto está fora do guarda roupa deste ano? Não! Mas esse clássico vem com uma lavagem estonada, que garante um ar moderno e despojado ao look.

Mas se quiser ficar totalmente por dentro dos desejos fashionistas, garanta a sua calça jeans cinza com uma tonalidade fria.

Destroyed

Sim, o jeans com detalhes desgastados ou rasgados está de volta. O estilo surgiu nos anos 70, e na época representava o espírito jovem e rebelde que desejava liberdade.

Hoje, ele também volta como uma representação do espírito de liberdade, mas aqui o contexto vai além. 

Os rasgos representam a renovação, a exposição do corpo a uma nova vivência. O destroyed vem literalmente como um contraponto ao isolamento social, já que as pessoas precisaram se preservar ao máximo.

A tendência, de forma geral, consegue misturar o conforto, a liberdade e uma personalidade forte. Inclusive é a febre dos jovens mais antenados.

E uma dica de estilo valiosa, aposte em rasgos feitos na navalha, e se for de forma horizontal a autenticidade estará garantida.

 

O jeans Slouchy

2022 vem quebrando alguns paradigmas da moda, não é?

O preto está abrindo espaço para o cinza, e agora o jeans Skinny abre ainda mais espaço para a modelagem Slouchy.

Essa tendência é mais um reflexo da mudança de perfil dos homens no que tange às novas regras do home office. A necessidade, e vontade, de estar bem vestido e antenado, sem abrir mão do jeans, mas aliado ao conforto que o estar em casa pedia.

E essa necessidade de conforto agora se vê refletida em todos os ambientes da sociedade.

A slouchy traz uma cintura mais alta com uma modelagem mais solta no quadril, afunilando novamente nas pernas, garantindo um excelente caimento no corpo.

O Jeans nos holofotes

Nem só de terno, gravata e smoking se faz o look masculino para os grandes eventos desse ano.

Inclusive, o Met Gala 2021, que ocorreu no final do último ano, foi a porta de entrada para essa tendência que vem com força total para esse ano.

Referências como Tommy Hilfiger, Ben Platt e David Byrne mostraram que o jeans pode sim compor looks elegantes e muito glamourosos.

Misturando modelagens amplas e confortáveis, lavagens mais claras e cortes de alfaiataria, mostraram que o jeans é possível em qualquer ambiente.

 

 

 

E para fechar a presença marcante do jeans nos momentos festivos e glamourosos, a combinação de jeans e brilho também será presença cativa nesse ano. A D&G, por exemplo, trouxe para as passarelas o jeans comfy associado a pedrarias coloridas e enfeites metálicos para garantir o ar glam da produção.

tendencia moda masculina

Agora temos certeza que você está preparado para ousar e se libertar nesse 2022, sem abrir mão do estilo e do jeans! 

 

Leia também