Dicas 14/10/2021

Qual o tipo de cintura do jeans ideal para você?

Quantas vezes você tentou escolher um modelo de calça e não conseguiu decidir com facilidade qual o tipo de cintura de calça jeans ficaria melhor para você? Ou então, tentou se encaixar nas regras de estilo - que nem deveriam existir, afinal, somos livres - e não deu muito certo?

Tem hora que nem o uni-duni-tê resolve. São tantas possibilidades de escolhas e combinações que é comum ficar confusa mesmo!

Pensando nisso, trouxemos hoje sobre os tipos de ganchos da calça jeans, e algumas dicas para te ajudar a montar um look que vai destacar aquilo que você tem de melhor, ou até mesmo com aquele truquezinho para disfarçar o que possa te incomodar.

Mas é bom frisar que moda é liberdade de escolhas, não existe um padrão a ser seguido obrigatoriamente. Você deve escolher aquilo que te faça sentir bem e feliz. Isso é o que importa!

O que é gancho? O famoso cós da calça

O gancho da calça jeans, ou cós da calça, também conhecido como cintura da calça jeans, é a medida entre a cintura e a junção entre pernas, é aquela costura que fica visível do cós até embaixo dos quadris.

Ela é importante para determinar a estrutura da calça e ajudar na sustentação da peça no corpo.

 São 5 tipos de ganchos, sendo a cintura baixa, cintura regular, cintura intermediária, cintura alta e cintura super alta.

G1: Cintura baixa

A modelagem surgiu com o estilista inglês Alexander McQueen em 1995, mas foi nos anos 2000, sob influência de Paris Hilton e Nicole Richie, que ela se tornou febre.

Outras celebridades marcantes do mundo pop viraram referência de uso deste tipo de peça, como Britney, Christina Aguilera e Mariah Carey, fazendo com que a maioria das mulheres tivessem também o modelo em seus armários.

Atualmente voltamos a ver as calças de cintura baixa circulando por aí, mas não com a mesma intensidade do início do milênio. Antes, ela era atrelada à modelagem skinny, agora é comum aparecer com uma modelagem mais confortável, como a Baggy por exemplo.

Ah, se você já ouviu que esse tipo de calça deforma o corpo, isso é mito! Além disso, esse tipo de cós valoriza quem tem o quadril e bumbum pequenos!

G2: Cintura regular

A cintura regular é um modelo bem coringa! O cós fica um pouco abaixo da linha do umbigo, e também ajuda a valorizar o quadril. 

Sua versatilidade garante a composição de looks clássicos e também despojados. Uma dica é investir em uma T-shirt básica, com sua barra para dentro do cós, e caprichar nos acessórios!

cintura da calça jeans G2

 

G3: Cintura Média

A calça jeans de cintura média é aquele tipo de roupa que a gente “tem que ter” no armário!

Um clássico que valoriza qualquer tipo de corpo. Com o cós passando pela linha do umbigo, é conhecida - e amada - pelo conforto que ela proporciona.

Uma dica para as baixinhas, esse tipo de modelagem ajuda a alongar o corpo!

Com sua versatilidade, esse tipo de calça jeans pode transitar em diversos ambientes. Caso queira conferir mais elegância ao look, aposte em blusas com tecidos fluidos ou camisas com estampas clássicas. Nessa linha, um cardigã ou blazer pode complementar muito bem a escolha como terceira peça.

Mas se a intenção é garantir uma composição mais despojada, as T-shirts são uma excelente escolha.

cintura da calça jeans

G4: Cintura alta

Se tem um modelo que é sinônimo de elegância e modernidade, é a calça de cintura alta.

Muito presente nos closets dos anos 70 aos anos 90, ela é responsável não somente por alongar o corpo, mas também por ajudar a colocar a cintura no lugar, garantindo assim uma modelagem bem democrática.

Uma dica para ajudar a não marcar tanto a região abdominal, é investir em um tecido mais encorpado, como o jeans. 

Quer uma aposta moderna e super estilosa? Faça a combinação da sua calça jeans, com uma camiseta branca e uma jaqueta oversized. 

Se a ocasião pedir um pouco mais de seriedade, invista em uma calça flare de cintura alta, com um sapato de salto. Não tem erro.

cintura da calça jeans G4

G5: Cintura super alta

Para fechar, a escolha queridinha das fashionistas, a calça de cintura super alta.

Ideal para se usar com blusas curtinhas, estilo cropped, ou então com blusas para dentro da calça. Como esse modelo alonga, e muito, a silhueta, se usar com uma blusa comprida, tampando o cós da calça, causará um efeito contrário, achatando a sua silhueta.

O modelo pode variar de skinny a jogger, mas quanto mais larga for a perna e a barra de sua calça, mais elegante fica com o uso de salto. É obrigatório? Claro que não! Mas contribui para a construção do efeito de alongamento e elegância que esse tipo de calça proporciona.

Agora você já sabe dos principais truques para escolher o melhor tipo de cintura para você, certo? Então corre lá no nosso site, temos todos os tipos de ganchos disponíveis para você arrasar!

 

Leia também