Dicas 03/11/2021

Novembro azul e o autocuidado masculino

Novembro chegou com a cor azul - a nossa preferida, diga-se de passagem -  trazendo um importante lembrete sobre autocuidado masculino.

A campanha de conscientização Novembro Azul foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em 2008, com o intuito de promover a mudança de paradigmas dos homens em relação aos cuidados com a saúde.

Um dos assuntos mais falados nesse momento é sobre a importância de fazer o exame preventivo da próstata, afinal, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Mas o autocuidado masculino vai muito além dos exames, que são extremamente importantes de serem feitos. O autocuidado precisa envolver corpo e mente e pequenos gestos diários são capazes de promover o bem estar necessário para que seja possível viver com leveza nos dias de hoje.

Sendo assim, preparamos algumas dicas para que nesse mês tão importante, seja dado o pontapé inicial na quebra de tabus sobre o autocuidado masculino.

Atividade física

Fundamental para o corpo e para a mente, a atividade deveria estar na rotina de todas as pessoas!

autocuidado masculino

Para os homens, em especial, a atividade física entra como uma arma potente para extravasar todos os estresses do dia e preocupações, além de garantir aquela dose diária de endorfina.

Aqui é importante se atentar para um fator: Equilíbrio!

Entre aquele desânimo de sair do sofá e a explosão de fazer séries pesadas e exageradas na academia, ter uma rotina equilibrada garantirá um resultado excelente para o seu corpo! Inclusive, experimente aquecer seu corpo com uma aula de yoga antes do treino!

Meditação

E falando em yoga, você já parou para pensar em como a meditação pode te ajudar nesse processo de autocuidado?

Em um mundo de rotinas pesadas, preocupações, obrigações, cobranças e um cansaço quase que generalizado, acabamos nos esquecendo de olhar pra dentro, de centrar nossos pensamentos e agir de forma clara e objetiva.

autocuidado masculino

Quanto mais cansada a sua mente, mais desconectado de si você fica, e com isso, as tomadas de decisões ou suas relações podem ficar seriamente prejudicadas.

Experimente incluir no seu dia a dia essa “pausa produtiva” que é o ato de meditar. Hoje em dia, inclusive, existem vários aplicativos que podem te ajudar nessa tarefa. Separe nem que seja 10 minutinhos do seu dia para fazer um exercício de respiração, ou ouvir um áudio de meditação guiada. Os benefícios serão inúmeros!

Grooming

Sim! Cuidar da pele é importante e cada vez mais os homens têm aderido a esse ritual em seu dia.

Nada de processos demorados ou produtos caríssimos! É possível fazer um bom skincare com produtos fáceis de serem encontrados e com poucos passos. Vamos lá?

 

  • Limpeza da pele: Comece seu dia limpando bem seu rosto, barba e cabelo! Para isso, use um sabonete específico para o rosto, e um shampoo energizante
  • Proteção: Após higienizar bem o rosto, aplique um hidratante facial e um protetor solar! Quanto mais tarde as rugas indesejadas surgirem, melhor, né?
  • Cuide da barba: Uma barba bem alinhada tem seu lugar, né? Para isso, aplique um óleo e balm específicos para a região!

 

Tempo livre e o autocuidado masculino 

Organizar a rotina para ter um tempo livre também é uma forma de autocuidado.

Portanto, o futebol com os amigos, o jogo do seu time, a cervejinha no final de semana, uma aula de dança, seu livro ou séries preferidas, tudo isso passa pelo autocuidado e deve, sim, fazer parte da sua rotina!
Pense bem em quais são seus hobbies e invista neles!

A moda 

Se tem algo que com certeza joga a autoestima de qualquer pessoa lá no alto, é estar antenado com as tendências de moda. E isso inclui os homens com certeza!

Se estamos falando de novembro azul, aqui a nossa dica vai ser sobre a nossa escolha preferida, o jeans!
Não tem erro, um bom jeans sempre vai garantir visuais de arrasar. Uma calça jeans bem alinhada, ou uma jaqueta jeans para garantir um ar mais moderno e despojado, sempre tem espaço para esse nosso queridinho.

Se o look for all jeans então? É sucesso na certa.

Se cuide

Viu como o autocuidado vai muito além da rotina médica? Você não precisa se esconder por trás daquela armadura de homem forte todos os dias não. Você precisa, e merece, cuidar de si, para ter uma vida mais leve e produtiva.

Mas é sempre bom lembrar que, estima-se que cada ano surjam, em média, 65 mil casos de câncer de próstata. Silencioso, ele surge sem sintomas e somente o exame preventivo é capaz de identificar. 

Portanto, se cuide! Deixe os tabus e medos de lado, e cuide de você! Sua saúde importa!

Acesse o nosso site e venha conhecer as combinações perfeitas para você poder curtir, no seu estilo.

Leia também