Dicas 30/09/2021

Dia da música + Outubro Rosa: A musicalidade feminina e a luta contra o câncer

Sabemos que a moda está literalmente em todos os contextos das nossas vidas, não é? A moda, com todo seu apelo democrático, é pluralidade, musicalidade e movimento, seja ele corporal ou social.

Outubro chegou embalado pelo dia da música, que é celebrado no dia 1º . Música é a arte que toca bem no fundo da nossa essência humana, e não teria elemento melhor para trazer a conscientização sobre a campanha do Outubro Rosa, destacando ainda mais a força existente em cada mulher.

Então, para entrar no clima, e musicalizar esse momento que merece ser estampado por todas nós, vem com a gente!

O dia da música

Instituído no dia 1º de Outubro de 1975, o Dia Internacional da Música foi criado pela organização não governamental International Music Council, com o objetivo de levar a música para todas as pessoas da sociedade, espalhando valores de paz e amizade por meio dela.

A música está sempre presente em nossa vida, nas nossas memórias afetivas então? Ela é uma constante! Se você parar um pouquinho para pensar, temos certeza que virá alguma música que marcou um momento especial para você.

Mas, além disso, a música é força e representatividade, ela é capaz de quebrar o silêncio para trazer mensagens importantes. 

E assim, nada mais especial do que associá-la com o Outubro Rosa, certo? Afinal, somente ela consegue transitar entre a sensibilidade e força que esse tema tão importante pede.

Outubro Rosa

Quando falamos sobre Outubro, automaticamente nos remetemos a cor Rosa também, certo? Mas você sabe o que realmente representa o Outubro Rosa?

Trata-se de um movimento internacional que surgiu na década de 90 nos EUA, e ocorre durante todo o mês de Outubro, para a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

No Brasil, o movimento passou a ter destaque em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado pelas luzes cor de rosa, características do movimento.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente do mundo, e a campanha é de fundamental importância, para lembrar as mulheres de pararem pelo menos uma vez ao ano e cuidarem de si. Se o diagnóstico for realizado de forma precoce, as chances de recuperação são altas.

Liga o som e prepare o figurino

E se estamos falando de música e conscientização da mulher, por que não falarmos das mulheres que são ícones da moda e da música?

Se a música tem o poder de mexer com nossos sentimentos, ela pode ser um excelente recurso para os momentos que mais precisamos de força. E se a moda é fundamental na construção e fortalecimento de nossa auto estima, aproveite para se inspirar nessas fortes referências da música e da moda.

Segundo as New Rules - novas regras - da moda pós pandemia, o conforto seguirá sendo referência constante nos nossos looks, e a cantora Dua Lipa, rainha dos jovens, já deixou a sua marca com suas queridinhas calças jeans baggy.

Agora, se quisermos falar de liberdade e representatividade, ninguém melhor do que a Rihanna para nos inspirarmos, certo? Adepta dos modelos de calça jeans Boyfriend, ela consegue imprimir em suas composições uma mistura de conforto e modernidade. 

 

E se estamos falando de campanha de prevenção do câncer de mama, é sempre bom nos lembrarmos da mensagem que ela já passou. “We found love in a hopeless place”, é sempre possível encontrarmos amor nos lugares mais difíceis!

E tem como falar das girls power da música, sem citar a rainha da música, Madonna? Jamais! 

Ícone da música e da moda, ela é referência por onde passa. Sempre com muito glamour, ela consegue transformar até mesmo o básico em um evento de moda. Adepta também dos modelos boyfriend, ela nos convida sempre para sair do óbvio e criar composições que impactam, sempre com muito estilo.

dia da musica e outubro rosa

Que tal experimentar uma composição com um colete jeans, como terceira peça, assim como nossa Diva? Depois é só se jogar, Strike a pose, Vogue!

E se estamos falando em ícones, não podemos esquecer da potência que é a Cher! Dona de uma voz impecável e um estilo que marca presença por onde passa, ela usa uma das nossas combinações preferidas, o look all jeans! Escolha certeira para não errar na hora de escolher o modelito para arrasar por aí.

E não se esqueça sempre de acreditar em você, “Believe“!

E para fechar, a nossa princesinha do pop, Ariana Grande! Misturando delicadeza, leveza e ao mesmo tempo uma presença marcante, é a referência queridinha do mundo teen. Amante do jeans, ela sempre aparece com modelos diversos, destacando a versatilidade dessa peça tão especial. 

dia da música e o jeans

A dica? Aposte nos jeans de modelagem mom. E se quiser arrasar ainda mais, marque a sua “Position” e complete o outfit com uma jaqueta jeans oversized!

Gostou desse conteúdo? Então acesse a playlist que preparamos com muito carinho em homenagem ao dia internacional da música e ao Outubro Rosa! Temos certeza que você vai se emocionar e extravasar tudo que está guardado aí dentro junto com a potência vocal de nossas divas!

 

Leia também