Dicas 28/08/2018

Cuidados com a calça jeans: tudo que você precisa saber

A peça mais democrática (e também coringa) do guarda roupa merece um cuidado especial. Aprenda a cuidar do seu jeans e a lavá-lo corretamente.

Muitas vezes não damos a atenção necessária para a principal peça do nosso armário! Julgamos que para lavar calça jeans é só jogar na máquina de qualquer jeito. Mas, os seus jeans podem também ser sinônimo de vivacidade e cor, sabia? Existem vários truques para manter sua calça com a cor original e evitar o desbotamento, mantendo as peças com carinha de novas por mais tempo.

Com este post em mãos, você vai aprender: como lavar calça jeans escura e evitar que desbote rápido, como lidar com jeans super encardidos, como lavar na mão e também na máquina/tanquinho, e claro, a cuidar da calça sem estragar os detalhes lindos que amamos (bordados, pedrarias, detonados). Então vem com a gente! ;-)

. Como lavar minhas calças jeans?

Você pode lavar tanto na máquina quanto na mão, mas em ambos os casos você deve observar alguns pontos: NUNCA lavar com água muito quente (prefira água fria ou morna) e utilize um sabão indicado para roupas coloridas, que não tenha alvejantes ou outros branqueadores, que possam desbotar e manchar sua peça! ;-)

. Como lavar calça jeans muito suja?

Se sua calça está encardida e extremamente suja, com resíduos sólidos por exemplo, utilize uma escovinha de cerdas macias (a famosa escova de dentes antiga) para retirar o excesso e depois faça uma pré-lavagem na peça. Sempre tomando cuidado com as características da peça (desfiados, bordados, pedraria aplicada, por exemplo, para não danificar a calça)

Como lavar jeans na máquina?

Agora vem a grande surpresa: se você achava que o correto é colocar no ciclo mais pesado para para lavar bem, está equivocado! Saiba que o mais indicado é programar um ciclo mais leve, escolhendo a opção de "roupas delicadas". Por mais que o jeans seja uma peça resistente, fazer isso diminui o desgaste da sua calça e ainda ajuda na manutenção das cores e do caimento. Outras dicas super importantes para a lavagem na máquina:

  •    Sempre vire as calças do avesso antes de colocá-las na lavadora.
  •    Sobrecarregar a máquina só faz com que os jeans saiam amassados e mal lavados, por isso calcule o peso das peças, seguindo as instruções da sua máquina de lavar.
  •    Use a quantidade certa de amaciante para diminuir o atrito entre as roupas.
  •    Escolha um ciclo de centrifugação curta. Nada de colocar no máximo achando que tem que sair seca de lá.

Como lavar calça jeans na mão?

Na verdade, lavar na mão é a melhor opção, pois evita o atrito da máquina e elimina os riscos de agarrar no zíper de outras calças, estragar os bordados e danificar o tecido.
Para lavar na mão é só fazer assim:

1- Encha uma bacia com água (de preferência fria).

2- Misture o sabão, de acordo com indicações da embalagem (observar quantidades corretamente para não dar bolinhas).

3- Mergulhe o jeans com cuidado, sem amassar a peça demais.

4- Deixe de molho por aproximadamente 30 a 45 minutos.

5- Enxágue bem.

6- Seque no varal, pois algumas secadoras podem "encolher a peça" .

Como lavar calça jeans preta?

Sabe aquela calça que era pretinha e agora está com um aspecto sem brilho, meio cinza escura… Pois é, isso é super comum e os jeans escuros são os que mais perdem cor com facilidade. Mas tem alguns truques que podem amenizar isso:

1- Lave as peças do avesso e com água fria.

2- A gente acha que o sol é ótimo para acelerar o processo de secagem, mas muitas vezes esquecemos que o sol também ajuda a acelerar o desbotamento. Prefira sempre pendurar a peça na sombra, mesmo que demore mais pra secar!

3- Se for lavar na máquina, não entupa de peças. Roupa demais na mesma lavagem atrapalha.

4- Em tempos de consciência ecológica, nada mais justo que usar a peças mais vezes antes de lavar! Sua calça agradece e o meio ambiente também!

5- Nunca deixe de ler as instruções das etiquetas. Lá tem dicas preciosas! ;-)

Como lavar peças que soltam tinta?

É comum que algumas calças soltem tinta (principalmente as mais escuras), e para evitar o transtorno de manchar outras peças mais claras, lave sempre separado. Não misture roupas claras e escuras.
Se a calça for nova, pode ser que solte ainda mais tinta, então coloque numa bacia de água com sal. O sal evita que a tinta saia na água.

Como lavar seu jeans DESTROYED?

O efeito destroyed das calças e shorts é um processo manual, exclusivo, o que torna única cada uma das peças. O nosso querido pessoal da fábrica utiliza uma lixa ou esmeril – com cuidado e carinho, para que cada detonado tenha o efeito que a gente idealizou.

É importante lembrar que a aplicação da tal lixa ou esmeril faz com que aquele pedacinho específico fique mais frágil, com menos trama, tudo para dar aquele aspecto rasgadinho que você conhece. Tá entendendo o por quê do cuidado? Já que ali o seu jeans é mais sensível, é preciso lembrar disso na hora de lavar, passar ou vestir (nada de enfiar o dedão no rasgado, pessoal!). Prefira sempre lavar á mão e seguir as instruções da etiqueta corretamente.

Conclusão

A gente ama jeans por aqui e queremos que vocês aprendam a cuidar com muito carinho de cada peça! Mas é bom lembrar também que o jeans, à medida que usamos, vai ficando cada vez mais a nossa cara. Isso faz parte do processo de uso. Ele conta a nossa história, já parou pra pensar? Por isso, nada mais normal que o jeans tenha aspecto mais surradinho e detonado ao longo dos anos. É assim mesmo! Ah.. e ele continua lindo, moderno e pronto pra te acompanhar em suas aventuras!

 

Leia também