Dicas 24/03/2020

Como customizar um jeans

Com um pouquinho de paciência, criatividade e tempo, é possível deixar o seu velho jeans com um pouco mais de personalidade! Aproveite para transformar aquela calça velha que quase não usa mais em uma peça bem inusitada e única! Descubra aqui como customizar um jeans.

Separamos várias ideias e dicas neste post para te inspirar! ;)

Customize seu jeans com pedrarias

Sabe aquelas pérolas super fofas, cristais adesivos, botões e mais o que tiver em casa? Tudo pode virar arte! Experimente fazer aplicações nas barras das calças, bolsos de jaquetas, shorts jeans... O que vale é customizar e deixar a peça com a sua cara!

Olha só a referência que pegamos no PINTEREST:

Inspiração PATOGÊ: top jeans com detalhes em pedraria na gola! Lindo demais e super delicado.

Como Customizar um Jeans com aplicação de Tecidos

Tem uns retalhos em casa sobrando? Sabe aquela blusa estampada que não serve mais? Ela pode ornar a sua peça jeans!

A aplicação do tecido pode ser costurada (para quem tem máquina em casa) ou mesmo com cola de tecido. É preciso ter cuidado para fazer o acabamento e não ficar com pontas soltas e aparentes.

Dica: se for colar com cola, depois de colado, coloque um pano mais fino em cima e passe com ferro quente para ajudar na fixação!

Inspiração Patogê: tecido animal print para ficar com carinha de inverno! Neste caso, o tecido fica do lado de dentro e ao dobrar a calça aparece a beiradinha.

Como fazer o efeito TIE DYE em casa?

TIE DYE significa "amarrar" e "tingir" e a técnica é super comum nas culturas asiáticas e africanas. Ficou "famosinho" também nas décadas de 1960 e 1970 pelo movimento hippie.

Para fazer o tie dye em casa você precisará de um jeans bem clarinho ou na sarja branca, corantes, fixador e elásticos ou barbantes.

A grande sacada é a forma como a peça é amarrada!

  1. Prepare o tecido!

A peça tem que estar limpa, para não grudar nenhuma sujeira! Para quem nunca fez tie dye antes, uma boa opção é começar pela estampa espiral, que consiste em torcer a camiseta esticada em sentido horário partindo do centro, o que criará uma espécie de caracol ao final do processo.

2. Como tingir

Ferva um pouco de água em panelas diferentes, de acordo com a quantidade de cores que você deseja colocar na peça. Coloque os corantes nos respectivos recipientes e deixe diluir bem.

Borrife um pouco de água na peça amarrada, para umedecer sem deixá-la encharcada. Em cada parte divida pelo barbante ou elástico, deposite os líquidos coloridos aos poucos, alternando as cores para criar o efeito desejado.

3. Fixando a cor

Após 30 minutos, é hora de fixar o corante para não desbotar!

Ferva um litro de água e acrescente 1 colher (sopa) de sal grosso, outra de vinagre branco e outra colher de amaciante. Deixe o tecido de molho na solução por 10 minutos e retire da panela.

4. Finalização

Seque a roupa em um local ventilado e longe do sol. Corte as amarras e lave a roupa normalmente para tirar o excesso de tinta (lave separadamente para não manchar outras roupas). Deixe secando no varal.

Inspiração de TIE DYE feito com cloro sobre o jeans! Substitua o corante pelo cloro que dá um efeito legal também! ;)

Inspiração da Patogê: Em tons rosé

Como fazer bolsa com jeans velho

E que tal fazer uma bolsa ecológica? Sustentabilidade nunca esteve tão em alta!

Corte a sua calça na altura do gavião, costure o fundo da bolsa e faça uma alça usando outro tecido! Para fechar, passe um cordão!

A gente ama jeans!

como customizar um jeans

Leia também