Dicas 31/03/2021

As principais lavagens do jeans

Hoje vamos falar de um assunto que amamos por aqui: as lavagens do jeans! Quem conhece a Patogê, sabe que nós temos uma lavanderia própria, com uma estação de tratamento da água e aplicamos técnicas com uso de menos produtos químicos, como o laser, por exemplo. 

Antes da década de 80, o jeans era vendido ao consumidor final sem lavagem alguma e enrijecido pela goma. As pessoas precisavam lavar o jeans algumas vezes para ele ficar confortável e macio, tal como conhecemos hoje!

E foi aí que uma novidade surgiu no mercado: as lavanderias industriais de jeans! E de lá pra cá tem evoluído bastante. 

Então tome nota das principais lavagens de jeans que temos hoje:

Estonagem ou Stone Wash

Um dos processos mais interessantes que temos, em que usamos pedras para realizar o desgaste do tecido. 

As peças estonadas são mais desbotadas, porém com um toque macio. Por aqui fazemos o processo de estonagem assim:

  • grandes pedras pomes são batidas na máquina de lavar junto com os tecidos;
  • esse processo faz com que as peças estejam mais maleáveis e desgastadas;
  • Neste processo podemos usar amaciantes especiais e cloro, por exemplo.
  • Após o processo de lavagem, o jeans passará por muitos ciclos de enxágue (e por isso é importante termos uma estação de tratamento da água).
  • É necessário destacar que a pedra pomes é utilizada nesse processo por causa de seu peso leve e sua abrasividade, características que ajudam o processo de estonagem.

Aqui na fábrica a gente já usou tampinhas de garrafa pet também, para criar um efeito diferenciado! ;) 

Super Stone:

Técnica usadas para fazer a marcação do tecido, não agredindo a fibra. O processo é realizado com a mistura de pedra e enzima. No modelo abaixo, o efeito foi com menos "detonados" e um azul mais forte. 

lavagens de jeans stone

Lavanderia Vintage

É uma proposta mais atemporal e "sustentável". Sabe aquele jeans com carinha de "jeans clássico", muito comum nos anos 90? Ele sempre volta e faz o maior sucesso! Esse tipo de lavagem gasta menos água, uma vez que é feito a laser! ;-)

Mas algumas empresas fazem o tingimento “vintage” após o processo de estonagem, para deixar a peça com um ar envelhecido. 

Lavagem Delavè

A Lavagem delavè é bem parecida com a vintage, clarinha e deixa as peças com aquela cara de “lavada” várias vezes. Essa técnica deixa o produto final bem macio. 

Dirty Washed

O dirty washed é aquele jeans amarronzado, sabe? Esse tipo de lavagem garante o aspecto “sujo” e desgastado das peças. Normalmente apresenta uma tonalidade mais queimada e oscila com tons acinzentados a terrosos. Fez muito sucesso no início dos anos 2000, lembram? 

Acid Washed ou Marmorizado

Este tipo de lavagem é muito usado por aqui. Essa técnica faz com que a peça receba manchas uniformes garantindo um aspecto final marmorizado. 

lavagens de jeans marmorizada

Resinadas ou leather denim

Sabe aquela peça maravilhosa que parece couro, mas é muito mais confortável?

Para que o leather denim ou a sarja resinada passe realmente a sensação de ser uma peça de couro a lavagem deve ser manter o tom original, apenas amaciando a peça, e o acabamento é realizado como de qualquer outra peça de jeans. A tonalidade preta é a mais comum para esse tecido, mas pode ser bordô, cinza, marinho...

Várias modelos como calças, saias e shorts já ganharam espaço nas araras da Patogê, pois é uma ótima opção para substituir o couro não só no que se diz respeito à questão de sustentabilidade, mas também no custo da peça, que chega a diminuir até 75%.

Gostaram das dicas? Quem aí já conhecia esses processos? A gente costuma dizer que a técnica de lavanderia é uma arte e nós temos vários "artistas" por aqui! ;)

Leia também