Patogê Ama 25/06/2021

Além da Patogê: histórias para inspirar

Essa editoria nasceu com o nosso Jornal Mural interno e veio parar aqui no blog também. Queremos conhecer nossos colaboradores quando não estão na fábrica ou no showroom, e ouvir histórias de vida que podem nos inspirar! 

Nesta edição, quem assina a coluna é o Tiago, do setor de TI.  Senta que lá vem história! 

Paixão pela corrida! 

No ano de 2018, apresentando alguns problemas na saúde, sono ruim, colesterol alto e pressão arterial irregular, decidi fazer um check-up com um cardiologista e foi me recomendado a prática de algum esporte. 

Eu  decidi ir para academia, mas não conseguia manter uma frequência, ia uma a duas semanas e faltava meses, até que no início do ano de 2019 decidi voltar a malhar às 5h30 e foi quando conheci um grupo de corridas da academia. 

Um dia eles me convidaram pra fazer o "aquecimento" na rua. No primeiro dia consegui correr apenas 1 km, até que umas duas semanas depois consegui correr direto uns 4km e fiquei muito feliz e empolgado. Então no mês de março fui convidado a participar de uma prova de 5km na lagoa da Pampulha, e me senti ainda mais motivado a continuar. 

Então semana a semana eu ia evoluindo, conseguia melhorar meu tempo e ir aumentando as distâncias 5, 10, 18km para dar a volta completa da Pampulha. Cheguei até a fazer uma prova de Meia Maratona no Rio de Janeiro, com menos de 6 meses de treino.

Porém, após 7 meses de corrida, lesionei o joelho e ao procurar um ortopedista o mesmo recomendou que eu, caso continuasse a correr, deveria procurar um profissional para me acompanhar. No final de 2020 resolvi entrar para uma assessoria de corrida para performance: a V-RUN.

Em 6 meses de acompanhamento tive uma evolução incrível, melhorando minha técnica, ritmo e entrando para o grupo de Elite da Assessoria (Corredores que atingem números de grande performance). Fui convidado, então, a fazer uma Maratona (42,195km) no bairro Belvedere-BH. Me tornei maratonista!

maratonista

Saúde após virar corredor

"Para me aventurar na maratona, foi necessário alguns acompanhamentos de profissionais como Nutricionista, Cardiologista, Treinador de corrida, Fisiologista, fiz alguns check-ups, e hoje minha saúde mudou completamente, Chego ao trabalho bem mais disposto, tenho um sono de qualidade, níveis de colesterol baixíssimos, pressão arterial normal e condição física de atleta".

Dicas do Tiago para quem quer começar a correr

Correr é um dos esportes mais democráticos, pois basta apenas um tênis e roupas leves para começar, segue dicas cruciais para iniciante:

Roupas e Tênis

Escolha roupas leves e confortáveis que não incomodam. Sugiro o tecido Dri-Fit, pois esse tecido tem o poder de expelir o suor, mantendo o corpo mais seco. Evite roupas e meias 100% algodão, pois elas são pesadas e acumulam o suor.

O tênis é o coração da corrida e tem que ser confortável. Sugiro um número maior que o habitual, pois o atrito na corrida pode gerar algum incômodo e/ou bolhas, caso seja muito apertado.

Existem diversos modelos de tênis com preços para todos os bolsos. Nem sempre o mais caro é o melhor pra você, pois cada pessoa tem sua pisada individual (a forma que o pé toca no chão pra dentro ou pra fora), nem sempre o tênis que é bom pra um, também será pra o outro. 

histórias para inspirar

Na Corrida

Antes de tudo, recomendo fazer um check-up, para avaliar sua condição física atual. Na corrida escolha um percurso antecipadamente, se possível plano, e nunca comece correndo rápido. Se você for iniciante, o ideal é que comece caminhando por 5, 10 minutos, para o corpo “aquecer”. Depois comece a correr em trote leve. Caminhe 5 minutos e corra 2 minutos, sempre intercalando e não ultrapasse mais do que 45/50 minutos.

Existem aplicativos grátis que irão te ajudar a calcular esse tempo e a distância percorrida, como por exemplo StravaNike Running, Adidas Running, Relive, entre outros.

Evolução

"Não é interessante correr todo dia. Vá aos poucos, pois seu corpo precisa se adaptar.

Não tenha vergonha, pois a corrida é um esporte que vem crescendo muito! Vá em frente e motive-se a cada dia, crie metas que te ajude a manter um constância. Nosso corpo evolui semana a semana, por isso manter a constância é importante, pois se você parar no primeiro obstáculo, sempre será muito duro o reinício, e por esse motivo muitas pessoas abandonam a corrida. Não deixe seu preparo voltar à estaca zero". 

Dicas de Vídeos e Páginas de corridas

Youtube: Corrida Perfeita

Instagram: Brasil Corridas, Agora Corre, Corridas BH

 

Gostou da história do Tiago? Acompanhe ele pelo IG @tiaguinhoreis

 

 

Leia também